terça-feira, 20 de março de 2012

A cauda longa

  A expressão "Cauda longa" vem da estatística devido a analises de gráficos que nunca alcançavam o "zero absoluto" independente do produto que estivesse sendo comercializado. Através desses gráficos se constatou que havia mercado para todos e tudo o inconveniente era distribuir esse conteúdo sem que ele desse prejuízo mas com o advento da internet essas barreiras foram quebradas pois podemos comprar mídias que não ocupam tanto espaço ex: Itunes x CD físico. A cauda longa está diminuindo o mercado de massa (mídias de grande abrangência) e aumentando o mercado de nichos (mídias direcionadas a públicos alvo) isso é bom para nós consumidores pois estamos diante de uma variedade onde podemos escolher aquilo que realmente gostamos, obviamente a mídia de massa não vai desaparecer mas ela vai deixar de ter sua importância fundamental. Logo abaixo um gráfico de cauda longa para vocês analisarem:
                                         
  Como vocês podem observar na imagem os "hits" (produto de massa) ainda dominam o mercado mas logo após podemos ver que as opções são tão variadas que esse gráfico nunca chega no fim exato por mais próximo de zero que esteja, e se vocês analisarem a parte laranja do gráfico são livros que não se encontram na livraria convencional, apenas em lojas virtuais que possibilitaram essa diversidade já que o custo de se manter um livro não "best saller" é alto em comparação as vendas. Podemos ver o quão importante é a cauda longa porque ela prioriza as nossas escolhas individuais e não a coletiva, assim nos tornamos mais importantes como consumidores e o mercado se dirige aos nossos gostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário