domingo, 15 de abril de 2012

TELEVISÃO: Como ela esta inserida no contexto convergência

                         

  Segundo Henry Jenkins convergência se refere a mudança de paradigma dos consumidores perante os produtos midiáticos e da própria mídia sobre eles. Ele usa várias metodologias e diz que a convergência tecnológica depende da social, pois somos nós quem estamos consumindo mídia de outras formas e as pessoas que trabalham com mídia precisam estar atentas a isso para transformar seus conteúdos. A convergência tornou o consumidor ativo e interativo, agora ele pode participar daquilo que vê e opinar contra ou a favor, até mesmo mudar os rumos de uma empresa de mídia (rádio, TV, jornal, revista). Outro ponto importante se refere a inteligência coletiva que une pessoas amantes de alguma mídia as quais compartilham conhecimento criando uma inteligência superior muito maior. Isso não é ruim para as empresas, muito pelo contrário, aderindo ao modelo convergente elas podem usar isso para promover seus programas através de outros meios como a internet.
  A TV tem absorvido isso, esses dias a RBS fez uma divulgação para o grande público no Shopping Total convidando para assistir a novela “Cheias de Charme”.




  E falando em TV, vamos usá-la para exemplificar qual é o seu papel no mundo da convergência. Começaremos com o básico dando características essenciais dela:


- Geralmente fica na sala. Pois é vista por toda família para gerar assuntos. Pode ser individual já que hoje em dia cada um pode ter a sua, mesmo assim coletivamente gera discussões.
- Tem interatividade através de outros meios.(Telefone,
Enquetes, cross media).
- É o meio de comunicação de mais credibilidade. As pessoas só acreditam em um fato após passar na TV nem que seja apenas para a confirmação do fato.
- Tem forte influência na população brasileira. A televisão molda os hábitos da população e lança tendências. Como modas de telenovelas. Dancyng days, por exemplo, lançou meias multi coloridas que viraram febre no Brasil no fim da década de 80.
- O meio de comunicação mais consumido (Embora a internet esteja
roubando seu espaço). Uma população da Argentina inteira vê a novela das nove diariamente, o equivalente a aproximadamente 40 milhões de pessoas isso sem contar televisores não mensurados estatisticamente.
- Trabalha com entretenimento, informação e educação. Exemplos clássicos: Novelas, telejornais, telecurso.
- Influência política forte. Como exemplo temos o debate Color x Lula que marcou a história por ter induzido a população a votar em Color através da manipulação do debate nas edições do Jornal Nacional, segundo fontes não confiáveis o editor chefe da Globo na época não gostou da edição produzida para o Jornal Hoje que era imparcial e mandou reeditarem para a noite Collor ser favorecido. Anos depois a própria Globo retirou Collor do poder.
- Aberta é um meio de massa que procura atingir todos os públicos. Fechada (por
assinatura) investem em nichos.
-De acesso difícil, uma vez que os custos para se manter uma
rede são muito caros, necessita-se de uma concessão para funcionar
(aberta), ou seja poucos podem ter uma emissora de tv.
-Mexe com emoção e o ódio do telespectador.

  Essa foi nossa análise parcial da televisão, mas após a aula de convergências acrescentamos mais detalhes:

Assuntos tratados em aula:

-Linear: Possui início, meio e fim sem podermos optar por ver de outras formas e mesmo que pudéssemos acabaria com o sentido original.
-Multimídia: Trabalha com a ajuda da internet para fazer cross media e divulgar a própria programação. Rádio e jornal também ajudam a divulgar.
-Movimento: Pode ser movida de um lugar para outro.
 -Áudio/visual: Trabalha com imagens e sons associados.
 -Informal: procura não ter linguajar refinado justamente para não assustar o público.
 -Colaborativo: Podemos contribuir com conteúdo para a TV através de vídeos amadores e fotos.
 -Tátil: Podemos tocá-la e senti-la.
 -Veloz: Não é tão rápida quanto a internet mas pode informar com agilidade.

Exemplo de programa televisivo convergente:
 

  O BBB é um dos exemplos mais claros de convergência. Através dele podemos influir maciçamente nos rumos de um programa. Um exemplo foi a máfia dourada que votava incessantemente nos concorrentes de Marcelo Dourado pra este permanecer no programa, boatos não confirmados dão conta que pessoas passavam noites acordadas votando nesses concorrentes. O BBB também se baseia na internet para votações, enquetes, conteúdo pay per view. E em sites não ligados a Globo se tem várias críticas, opiniões e afins, como o UOL, Terra que possuem páginas exclusivas visando o programa e nelas se pode fazer críticas a atração, enquetes sobre paredões, nos dando uma prévia da votação original.


As ideias de Marshall McLuhan:
                                                       
  Segundo McLuhan devido a convergência o mundo seria uma aldeia global onde todos compartilham informação em tempo real. E ele está totalmente certo, a televisão é um claro exemplo disso, através dos satélites transmissões são feitas em tempo real com som e imagens informando sobre um acontecimento recente. Não damos valor a isso, mas antigamente quando algo ocorria se dependesse dos jornais impressos demorávamos dias para saber de algo, com a televisão isso mudou e exemplos para isso não faltam desde o terremoto no Japão até a morte da cantora Amy Whinehouse. Ambos os fatos divulgados com links ao vivo diretamente de Tóquio e Londres informando em tempo real. Marshall acertou quando falou na aldeia global e com a internet isso está se tornando ainda mais presente já que nela podemos interagir com o conteúdo e conhecer pessoas de outros países com ideias diferentes fazendo a inteligência coletiva proposta por Henry Jenkis mais comprovada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário