sábado, 14 de abril de 2012

DIVULGAÇÃO CHEIAS DE CHARME: Líder Mídia cobre o evento em Porto Alegre

(O texto a seguir encontra-se também em www.unipautas.uniritter.edu.br nesse site vocês poderão acompanhar mais sobre jornalismo, o trabalho da AGEX - Agência de comunicação integrada e a faculdade de comunicação do Centro Universitário Ritter dos Reis).

   Foi-se o tempo que o telespectador era inerte ao que assistia e ia atrás de um programa, hoje, a emissora que vai atrás dele através de eventos “cross media” que procuram incentivar o telespectador a olhar o produto. A prática vem dos EUA mas o Brasil já está pegando o jeito de uns anos para cá.



   Foi o que vi na divulgação da nova novela das sete “Cheias de Charme” nessa sexta-feira 13 de abril no Shopping Total, a trama que conta a história de três domésticas Marias (Taís Araújo, Leandra Leal e Isabella Drummond) que conseguem se tornar cantoras famosas. Para interagir com o público a RBS decidiu lançar uma brincadeira em que cada telespectador poderia demonstrar seu talento para o público ali presente e poderia se tornar parte da chamada regional da novela.



   Com a apresentação de Ico Thomaz na primeira parte, vimos muito mais cantores do que outros talentos, teve de pouco um tudo desde uma bela mulher  que saltou a voz e deu um show, até uma que simplesmente contou uma piada. A maioria era composta por jovens mas duas senhoras se destacaram por serem extremamente despojadas dando um certo show. Tivemos também dois rappers que cantaram uma música feita especialmente para a novela.





   Cada participante ganhava de brinde um CD e várias vezes podíamos ver a equipe reforçando o convite para vermos a novela que estreia nessa segunda 16 de abril. O momento ápice da divulgação foi quando Leopoldo Pacheco veio ao palco falar de seu personagem, um político honesto, além disso foram chamadas três participantes de um concurso promovido pela RBS que tiveram um dia de princesa e demonstraram seu talento.



   A analista de marketing da RBS, Juliana Athanasio, falou com exclusividade sobre as estratégias de divulgação. Ela falou que o objetivo da empresa é sempre procurar novas maneiras de divulgar através de e-mails, concursos, visando manter o relacionamento com o público gaúcho. Deu como exemplo a primeira divulgação em “cross media” da empresa a novela “A vida da gente” que teve um coquetel exclusivo, além de o evento no Shopping Iguatemi ter sido um sucesso em que as filas davam voltas, tudo para responder a seguinte pergunta “O que você faria se tivesse uma segunda chance?”. Também falou que toda a novela está tendo esse cuidado de divulgação independente da audiência e que a Rede Globo dá toda assistência para as afiliadas. Segundo ela, um exemplo ocorreu com a RPC,  afliada Globo do Paraná, onde mulheres vestidas de domésticas saíram nas ruas para varrer simbolicamente as ruas.



   A “cross media” é ótima para divulgar um produto, o que vi foram pessoas interessadas na proposta da novela e provavelmente repassaram para seus conhecidos, como esse artigo fará. Nessa nova época não estamos subordinados a TV mas sim interativos com ela, conseguimos nos aproximar dela e ela da gente.




         

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