terça-feira, 3 de abril de 2012

MC DONALD'S: Confira a evolução da propaganda da marca


  O Mc Donald's foi fundado em abril de 1955 pelos irmãos Drick e Mac Mc Donald`s. Antes de formarem a atual rede de “fast food” eles começaram em com uma barraquinha de cachorro-quente em 1940 e com a evolução do negócio começaram a vender outros produtos sendo que os hambúrgueres se tornaram os mais populares. As primeiras publicidades do Mc Donald's se deram através do famoso “boca-boca”, mas com o passar do tempo elas evoluíram e muito, como vamos ver na apresentação.



                
  Comercial anos 70

     Ainda não havia Mc Donald's no Brasil mas a propaganda logo acima representa bem os conceitos comerciais dessa época. Notem que o comercial é muito “ditado” sobre o que é o hambúrguer e o que as pessoas acham dele não fugindo disso durante mais de 30 segundos. Foi nessa época que surgiu o famoso jingle usado até hoje “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim”, muito bem usado que até os dias atuais remete ao “big mac”.

  Comercial anos 80

     O Mc Donald's é inaugurado no Brasil, mais precisamente na Avenida Paulista, localizada em São Paulo, uma loja que até os dias de hoje está em funcionamento. Aqui vemos os primeiros comerciais do Mc. No que você viu acima pode reparar que a propaganda “ditada” já não é forte, as histórias “divertidas” para apresentar o produto são mais proveitosas, acima eles estão divulgando o “drive thru”, os comerciais dessa época procuram mostrar a agilidade do Mc Donald's e como ele pode representar um momento família. Tudo sempre muito sorridente.

  Comercial anos 90

     Eles inauguram a primeira loja em Porto Alegre. A linha comercial do Mc Donald's continua a mesma: comerciais muito sorridentes, sempre enfocando na agilidade do atendimento e com promoções, como a que você viu do “speed mac”. Os comerciais divertidos continuam em alta.

  Comercial anos 2000

                     O enfoque do Mc Donald's muda em vários pontos: eles param de fazer comerciais divertidos e procuram focar muito mais no emocional do cliente, hoje basicamente todas as propagandas do Mc exautam o saudosismo e a amizade que a marca tem com seus consumidores. O slogan “Amo muito tudo isso” vira febre sempre que se vai falar de algo bom. Os cardápio visando a “geração saúde” que rejeita produtos calóricos começa a se modificar e a oferecer saladas aos clientes. O que não mudou em todo esse tempo foi o enfoque família/amigos que a marca tem, ele só é colocado de maneiras diferentes, nos anos 70 várias pessoas falando o que acham, anos 80/90 um enfoque divertido e anos 2000 um enfoque mais emotivo.

  O Mc Donald's é um claro exemplo de como a propaganda se modifica para atender aos gostos dos consumidores de seu tempo. Se antes o objetivo era criar um comercial divertido para atrair clientes temporários o objetivo agora é fidelizar ainda mais esse cliente mostrando a amizade que a marca tem com eles.

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